A eficiência energética, a relação custo/benefício, as características geográficas e ambientais, a produção de resíduos e os impactos socioambientais e culturais
A eficiência energética, a relação custo/benefício, as características geográficas e ambientais, a produção de resíduos e os impactos socioambientais e culturais
O que é eficiência energética?
Em resumo, eficiência energética é diminuir o gasto de energia para produzir a mesma quantidade de produtos. Ao mesmo tempo, também busca reduzir o gasto financeiro com energia. Para isso, é necessário investir em processos e produtos energeticamente eficientes. Isso pode ocorrer na indústria, no campo, em serviços públicos ou, até mesmo, na sua casa.
Um exemplo bem comum de redução de energia atualmente são as lâmpadas de LED, elas são as mais eficientes no mercado, por transformar energia elétrica em luminosa sem grande geração de energia térmica (calor). Essa geração de calor, muito comum nas lâmpadas incandescentes, é uma evidência de desperdício de energia.
Já no setor industrial, existe uma preocupação em adotar ações de eficiência energética em seus processos e produtos. No setor de construção, por exemplo, é crescente o uso de materiais que possibilitam a redução do consumo de energia, seja pela estrutura ou pela escolha de equipamentos mais eficientes.
E na indústria automotiva, uma tendência crescente tem sido a fabricação de carros que consumam menos combustível e tenham o mesmo rendimento, como é o caso dos carros híbridos ou totalmente elétricos.
Os benefícios da eficiência energética
Usar bem a energia é uma forma inteligente de gerir adequadamente as demandas e melhorar a produtividade em qualquer contexto, tanto na área ambiental como na econômica.
Dentre os muitos benefícios da eficiência energética podemos citar:
Redução dos impactos ambientais
Melhorar a eficiência energética reduz a necessidade de geração de mais energia adiando a necessidade de construção de novas usinas e também contribui para redução das emissões de Gases de Efeito Estufa e outros poluentes.
Gera redução de custos e economia
O custo com energia elétrica é muito alto tanto para produção industrial quanto para a população em geral, o aumento da eficiência reduz o custo e possibilita maior economia.
Para as empresas, adotar processos mais eficientes na produção se traduz em redução de custos, aumento da produtividade e dos lucros.
Melhora a qualidade do AR
Com a diminuição de emissão de poluentes no ar, também há diminuição de problemas respiratórios, mortes prematuras e consequente diminuição nos gastos com saúde.
Impulsiona a economia local
A diminuição do gasto com energia também tem outros efeitos, como o impulsionamento da economia local. A lógica é a seguinte: economizando com a conta de energia, as pessoas podem usar o dinheiro extra em lojas e serviços da cidade, contribuindo para a abertura de novas vagas de emprego.
'É por todos esses motivos que a eficiência energética precisa ser adotada e aprimorada sempre.
características geográficas e ambientais
A Geografia Ambiental é a área dos estudos geográficos que se preocupa em compreender a ação do homem sobre a natureza, produzindo o seu meio de vivência e a sua transformação. Nesse sentido, também é objetivo desse ramo do saber o conhecimento a respeito das consequências dessas ações antrópicas e dos efeitos da natureza sobre as atividades socioespaciais.
A principal ênfase dos estudos ambientais na Geografia refere-se aos temas concernentes à degradação e aos impactos ambientais, além do conjunto de medidas possíveis para conservar os elementos da natureza, mantendo uma interdisciplinaridade com outras áreas do conhecimento, como a Biologia, a Geologia, a Economia, a História e muitas outras.
produção de resíduos e os impactos socioambientais e culturais
hghj
Comentários
Postar um comentário