conceitos básicos de ecologia a situação do cotidiano
Conceito de ecologia
O termo ecologia foi originalmente empregado por Ernst Haeckel (1834-1919), em 1866, na obra Generelle morphologie. A palavra ecologia é derivada de duas palavras gregas: oikós e logos, que significam, respectivamente, “casa” e “estudo”. Podemos concluir, desse modo, que ecologia seria o estudo do local em que os seres vivos vivem, entretanto, essa parte da biologia é muito mais complexa. Uma forma melhor de definir a ecologia seria:
A ecologia apresenta duas subdivisões: autoecologia e sinecologia. Na autoecologia, o objeto de estudo é o indivíduo ou uma determinada espécie, sendo, nesse caso, por exemplo, estudado como o meio pode influenciar no comportamento, fisiologia e morfologia de uma dada espécie. A sinecologia, por sua vez, estuda as comunidades, sendo observado não apenas uma espécie, mas sim diferentes organismos e como eles se associam. Em ecologia, os níveis de organização tratados são: organismo, populações, comunidades, ecossistemas e biosfera.
A Ecologia desempenha um papel fundamental na compreensão, preservação e gestão dos recursos naturais do nosso planeta e dos seres que aqui habitam. Ao compreender os ecossistemas, a Ecologia nos auxilia a avaliar como os recursos naturais são explorados e como podemos utilizá-los de maneira responsável, preservando sua capacidade de regeneração e promovendo o desenvolvimento sustentável. Essa compreensão fornece as bases para a formulação de políticas públicas relacionadas ao meio ambiente.
Além disso, a Ecologia contribui significativamente para a compreensão das mudanças climáticas, por meio do estudo das interações entre os ecossistemas e a atmosfera, e de como as atividades humanas impactam o clima. Isso, por sua vez, auxilia na previsão e mitigação de desastres naturais, como secas, inundações e incêndios florestais. A Ecologia também desempenha um papel importante na identificação de espécies em risco de extinção, fornecendo a base para o desenvolvimento de estratégias de conservação.
Ecologia no cotidiano
Os conceitos ecológicos não estão apenas nos livros, eles fazem parte do nosso cotidiano. Ao acendermos uma churrasqueira, quando compramos um tênis novo, ou até mesmo quando ligamos a TV, estamos de certa forma contribuindo para a emissão de gases causadores do efeito estufa.Em casa, podem-se evitar desperdícios de água, de energia, de alimentos. Pode-se alimentar de forma ecologicamente adequada, reduzindo o consumo de proteínas animais que são, do ponto de vista da ecologia energética, mais pressionadoras do ambiente do que os produtos de origem vegetal.
Comentários
Postar um comentário